Cinema Alemão GRATUITO com legendas em português
Você já imaginou como os estrangeiros perceberiam uma cena de um filme brasileiro? Pois é, só mesmo uma brasileira ou um brasileiro pra explicar o contexto e os detalhes que passariam despercebidos por pessoas de outras culturas. Essa é a ideia central da iniciativa do Autobahn, O CINEMA ALEMÃO, que já se tornou um sucesso entre os alunos e os convidados assíduos. Ao final das sessões os expectadores tem a possibilidade de debater sobre o contexto do filme alemão com a professora Christine, nascida e educada na Alemanha. Ela revela detalhes, fatos, costumes, curiosidades e contextualiza a cultura alemã para os interessados. Uma excelente oportunidade para quebrar barreiras, eliminar preconceitos e conhecer a fundo a Alemanha; vista através dos olhos de uma cidadã alemã. Uma oportunidade imperdível e reservada para poucos e isso tudo aqui mesmo em Juiz de Fora, gratuitamente e aberto ao público.
Desde sua fundação em 2014, o Instituto Autobahn dos diretores Christine e Alexandre Müller Hill Maestrini, oferecem cursos de alemão para todos os níveis em pequenos grupos e em aulas individuais. Mas a ideia deles é ir além e oferecer também diversas outras oportunidades aos alunos que queiram praticar o idioma e aprender mais sobre a cultura e as tradições alemãs através de filmes com áudio em alemão e legendas em português. O sucesso desse conceito tem atraído desde 2014 estudantes universitários e intercambistas internacionais interessados em alternativas culturais na cidade. 
Nestes últimos anos o Autobahn já exibiu pérolas da sétima arte alemã moderna entre dramas, comédias, tragédias, ação e suspenses. Para os fãs do cinema alemão o casal dá dicas de filmes:

42) „Lommbok“, 2017, comédia. Depois de encontrar o amor e se afastar das drogas em Dubai, Stefan é obrigado a retornar à Alemanha para organizar seus documentos e se reencontra com o antigo amigo Kai, que continua o mesmo de sempre e só causa confusão fazendo Stefan não voltar para Dubai.
41) „Dr. Ketel“, 2010, drama. Num futuro próximo, o sistema de saúde público de Berlim se torna muito precário e surge um mercado negro. Dr. Ketel trabalha como um médico do submundo e rouba das poucas farmácias remanescentes. Perseguido pela oficial Louise, Ketel enfrenta um questionamento existencial.

40) „Kaminski e Eu“, 2015, comédia. O jovem jornalista Sebastian Zöllner está escrevendo um artigo sobre o biografia do pintor Manuel Kaminski esquecido nos Alpes. Para levantar sua carreira planeja publicar seu livro apenas quando Kaminski falecer a fim de lucrar com as vendas.

39) „Labirinto de Mentiras“, 2015, drama. Depois do fim do nazismo Johann um jovem procurador começa a investigar casos relacionados à II Guerra e os poucos ele descobre a extensão dos crimes e percebe o quanto o nazismo esteve entranhado na sociedade alemã.

38) „Elser / 13 Minutos“, 2016, drama.  Georg Elser é o homem que tentou matar Adolf Hitler implantando uma bomba atrás de um púlpito usado por Hitler, em Munique. Mas o Führer deixou o local mais cedo que o esperado, contrariando o plano que poderia ter evitado a Segunda Guerra Mundial.

37) „O Mundo fora do lugar“, 2017, drama.  Pai e filha encontram, por acaso, uma foto da cantora de ópera americana e ele reconhece nela sua falecida esposa Evelyn. Incapaz de convencer seu teimoso pai, Sophie viaja para Nova York para encontrar Caterina e investigar essa estranha semelhança.

36) „Hanna Arendt“, 2013, drama. Depois de acompanhar o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann , Hannah Arendt escreve sobre o Holocausto como nunca havia sido feito antes e provoca um escândalo imediato. A judia-alemã Arendt revela-se uma mulher lapidada pelo exílio.

35) „Soul Kitchen“, 2010, comédia.  Zinos é proprietário do restaurante Soul Kitchen, mas como o negócio não anda bem pela péssima comida, decide ir atrás da amada em Xangai e deixa o comando do restaurante nas mãos do irmão, que acaba de sair da prisão.

34) „Duas Irmãs uma paixão / Die geliebten Schwestern“, 2015, romance. Triângulo amoroso das irmãs Caroline e Charlotte com o escritor Friedrich Schiller. As duas se veem presas a um mesmo amor. Os três começam a viver o romance, mas os laços das irmãs sofrem para sustentar essa situação.

33) „O jovem Karl Marx“, 2017, drama. O alemão Karl Marx foge para o exílio com sua esposa. Em Paris conhece Friedrich Engels e oferece ao jovem Marx a peça que faltava. Entre a censura e os tumultos e as repressões políticas, eles liderarão o movimento operário em meio a era moderna.

32) „Bye Bye Alemanha“, 2017,  drama. Depois da Guerra David e seus seis amigos judeus querem ir embora da Alemanha. Mas com os tempos difíceis do pós guerra eles precisam de muito dinheiro para partir para os EUA. Encontram apenas uma saída vendendo lingeries para as mulheres alemãs.

31) „Phoenix“, 2015, drama. Sobrevivente de um campo de concentração nazista, Nelly ficou desfigurada. Irreconhecível após uma cirurgia de reconstrução, reencontra seu marido na destruída Berlim. Porém ele não a reconhece, mas de olho na herança da esposa quer "transformá-la" na Nelly.

30) „Baader Meinhof“, 2009, suspense. Nos anos 70 a Alemanha é abalada por atentados a bomba. Um grupo liderado por Andreas Baader e Ulrike Meinhof combate o que acredita ser a nova face do fascismo: o imperialismo norte-americano para criar uma sociedade mais humana, mas espalham sangue e terror.

29) „Lore“, 2013, drama. O Terceiro Reich chegou ao fim na Alemanha. A família da jovem Lore se desintegra. Seu pai um oficial nazista foge às pressas e logo a mãe. Lore leva seus irmãos mais novos ao encontro da avó na distante Hamburgo, precisando enfrentar a fome, o frio e os perigos da viagem.

28) „Stefan Zweig - Adeus Europa“, 2017, drama. Em 1936 o escritor judeu austríaco Stefan Zweig foge do nazismo para a América do Sul. Em Petrópolis começa a escrever um livro sobre a nova terra. Ao mesmo tempo ele fica atormentado com o crescimento da intolerância, barbárie e autoritarismo na Europa.

27) „As Mulheres de Rosenstraße“, 2003, drama. Após a morte de pai em Nova York, a jovem judia Hannah se preocupa com o comportamento de sua mãe Ruth. Uma prima distante aparece e mostra uma foto da mãe ainda criança na Alemanha durante a guerra. Disposta a desvendar o mistério ela viaja à Berlim.

26) „Kreuzweg / 14 Estações de Maria“, 2015, drama. Maria se encontra dividida entre dois mundos. Na escola uma adolescente normal, em casa com rigidez os tradicionais ensinamentos católicos. Se vê em meio ao fogo cruzado: como conciliar seus sentimentos com seus votos de pureza em nome de Deus?

25) „Goethe!“, 2010, drama / romance. Johann Wolfgang von Goethe é um jovem estudante de Direito, que sonha em levar a vida como poeta e aproveitar sua juventude. Mas suas ambições mudam quando conhece a camponesa Charlotte que desperta sua paixão.

24) "Die Legende von Paul und Paula / A lenda de Paul e Paula", 1973, drama DDR. Paul e Paula tiveram más experiências amorosas, mas se conhecem e se apaixonam. A vida parece um sonho quando estão juntos, mas, a realidade vem à tona devido aos laços com suas famílias e carreiras.

23) "Kokowääh 2 / Meu Pai Quase Perfeito 2", 2013, comédia. Henry leva uma vida feliz com a filha Magdalena, a namorada Katharina e o filho recém-nascido. Ele agora investe na carreira e tudo parece ir bem até o dia em que a mulher o surpreende ao anunciar que irá sair de casa.

22) "Was tun, wenn's brennt? - O que fazer em caso de incêndio?", 2003, drama. Em 1987 seis amigos anarquistas ocuparam uma casa em Berlin e colocaram uma bomba caseira. 15 anos depois a bomba explode, eles se reunem para evitar que a polícia descubra que são eles os responsáveis.

21) "Kein System ist sicher / Nenhum Sistema Está Salvo", 2014, Filme policial. Explorar o universo dos hacker e também chamar a atenção sobre o próprio ser humano e sua capacidade de inteligência e poder de dominio sobre outras pessoas.

20) “Honig im Kopf / Mel na cabeça”, 2014, comédia trágica. Um idoso com Alzheimer recebe o amor de sua neta para confortá-lo e ajudá-lo a conseguir seu objetivo.

19) “Das Experiment / O Experimento”, 2001, drama, suspense. Uma simulação de uma prisão onde os candidatos são selecionados para ser prisioneiro ou guarda. Tudo começa tranquilo, mas rapidamente fica fora de controle.

18) “Aprendendo a Mentir / Liegen lernen”, 2013, comédia romântica. A história do desenvolvimento de um jovem e sua vida a procura da mulher ideal.

17) “Er ist wieder da / Ele está de volta”, 2015, romance satírico. Um questionamento social sobre o populismo em tom de comédia e em formato de história de como seria o impacto de uma possível volta de Hitler à Alemanha?

16) “ (T)Raumschiff Surprise / A Espaçonave das Loucas”, 2004, comédia. Com muito humor os alemães conseguiram produzir uma sátira ao filme „Guerra nas Estrelas".

15) “Das Boot / O Barco - Inferno no Mar”, 1981, drama, suspense. No auge da Segunda Guerra Mundial, a tripulação do submarino alemão U-96 parte para uma missão secreta e precisa sobreviver no mar perigoso.

14) “Sonnenallee / Alameda do Sol”, 1999, comédia, romance. Em Berlim um grupo de jovens cresce no lado oriental da rua Sonnenalle, perto de uma das passagens de fronteira entre o Ocidente e o Oriente.

13) “Max Schmeling / O Lutador de Hitler”, 2010, ação. História real da luta entre o boxeador alemão Max Schmeling e o norte-americano Joe Louis durante a Segunda Guerra Mundial, uma das maiores lutas de boxe do mundo.

12) “Lola Rennt / Corra Lola”, 1998, ação, suspense. O namorado precisa recuperar o dinheiro esquecido no banco do trem do metrô e para salvá-lo Lola corre através das ruas de Berlim. O filme apresenta três possíveis finais.

11) “Die Fälscher / Os Falsários”, 2007, drama, guerra. Para financiar a guerra, num campo de concentração o falsificador Salomon concorda em ajudar aos nazistas na falsificação de dinheiro estrangeiro.

10) “Das Wunder von Bern / O Milagre de Berna”, 2003, drama, esporte. Na Alemanha do pós 2ª Guerra a vitória alemã na Copa do Mundo de 1954 é revelada através do cotidiano da família Lubanski.

9) “Die fetten Jahre sind vorbei / Os Educadores”, 2004, drama, suspense. Dois jovens rebeldes decidem de forma pacífica invadir mansões e deixar mensagens aos ricos. Porém um empresário os surpreende dentro de casa, fato que força os jovens a sequestrá-lo. Entre eles surgem diálogos sobre anarquismo e capitalismo.

8) “Die Welle / A Onda“, 2008, drama, suspense. Em uma escola da Alemanha um professor é colocado para dar aulas sobre autocracia e decide formar um governo fascista dentro de sala de aula. A situação sai do controle e o exercício começa a ficar sério e surgem atitudes fanáticas. Mas aí já é tarde demais.

7) ”Das Leben der Anderen / A vida dos outros“, 2006, drama. Durante um serviço de escutas clandestinas um agente da polícia política da Alemanha Oriental se envolve na vida do casal e tem um papel decisivo em seus destinos.

6) “Barfuss / Descalça”, 2005, drama, comédia. Um faxineiro do hospital psiquiátrico impede o suicídio da paciente Leila, começa a conhecê-la melhor e resolve ajudá-la a descobrir o mundo.

5) “Kokowääh 1 / Coq au vin 1”, 2011, comédia. Em Berlim o autor de ficção playboy não tem ideia de que ele é o pai de uma linda garotinha e enfrenta os problemas da paternidade surpresa.

4) “Am Ende kommen Touristen / A espera de turistas”, 2007, drama. Um jovem alemão presta serviços voluntários no museu de Auschwitz e é escalado para cuidar de um sobrevivente do campo de concentração.

3) “Emmas Glück / Felicidade de Emma”, 2006, comédia, tragédia. Emma vive sozinha em um sítio. Max descobre que tem câncer e sofre um acidente e vai parar no sítio de Emma. Uma curiosa relação, com dois personagens de mundos distintos, mas que se encontram em momentos extremos de suas vidas.

2) “Good bye Lenin! / Adeus Lenin!”, 2003, comédia. A mãe entra em coma pouco antes da queda do Muro de Berlim e acorda em uma Alemanha unificada, mas o filho tenta proteger a mãe da nova realidade.

1) “Keinohrhasen / Aprendendo a Amar”, 2007, comédia romântica. Um repórter de Berlim é condenado a prestar serviço comunitário. Na creche ele reencontra a antiga amiga da escola e descobre o verdadeiro sentido do amor.

Os filmes são exibidos sem no Instituto Autobahn:
Avenida Barão do Rio Branco 2872 Sala 1908
Edifício Milênio Center - Juiz de Fora
CEP 36016-311
Fixo GVT +55 (32) 3026-5084 
Cel   Oi     +55 (32) 98865-5253

 

gallery/captura de tela 2016-12-09 às 19.57.16